Eventos Confirmados - SEATEL

Inscreva-se

Segunda-feira (18/05)

10:30 12:00

Circuibras

Palestrante: Thiago Malaquias.
Nesta palestra será abordado etapas de fabricação de uma PCI dupla-face a multi camadas, as tecnologias utilizadas nos processos. Também será apresentado de maneira resumida boas práticas para desenvolvimento do layout da PCI.

17:00 18:30

Câmeras e Processamento de Imagem - Noções Gerais e Aplicações

Palestrante: Ricardo Andriani - Pumatronix.
Sabemos que inovar no Brasil não é tarefa fácil. Mesmo assim, entramos no mercado em 2007 com o desafio de provar que não é preciso importar inteligência do exterior. Nossos equipamentos foram criados e são constantemente aprimorados por desenvolvedores brasileiros e hoje competem com projetos do mundo inteiro.
Estudamos o mercado, criamos, desenvolvemos e produzimos tudo o que se vende aqui. Na prática, o conhecimento do mercado local significa que vamos além dos produtos de prateleira. Significa capacidade para criarmos soluções específicas, personalizadas para cada tipo de negócio.

19:00 20:30

Palestra de Abertura - CEITEC

Palestrante: Marcelo Soares Lubaszewski.
A CEITEC S.A. é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e para aplicações específicas (ASICs). A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para aplicações como identificação de animais, medicamentos, hemoderivados, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras. Localizada em Porto Alegre, a CEITEC S.A. desempenha o papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.
A CEITEC S.A. tem como missão posicionar o Brasil como um player global em microeletrônica. Inicialmente, a empresa está focada nos mercados do Brasil e da América Latina, por meio da oferta de seus produtos para clientes privados e estatais. Por meio das Divisões de Desenvolvimento de Produtos e Negócios, Design e Relações Institucionais, Fábrica e Pesquisa e Desenvolvimento, a CEITEC S.A. atua no mercado global de semicondutores, basicamente, de três formas: concepção, prototipagem e validação de CIs, fabricação de CIs e venda de CIs e de soluções de microeletrônica baseadas nesses circuitos.

Terça-feira (19/05)

10:45 12:00

Construindo a Cultura da Mobilidade Sustentável

Palestrante: José Carlos Assunção Belotto - Programa Ciclovida UFPR.
Notavelmente a locomoção das pessoas nas grandes cidades é uma demanda crescente, que com o passar dos anos constituirá um grande desafio logístico. Profissionais trabalham diariamente em busca de soluções para mobilidade urbana a fim de construir um leque de possibilidades aplicáveis para sanar as necessidades de transporte de massa. Um desses profissionais, José Carlos Assunção Belotto, presisdente do Projeto Ciclovida UFPR, agraciará a SEATEl 2015 discorrendo sobre como construir um sistema de mobilidade sustentável.

17:00 18:30

Células a Combustível a Hidrogênio: Conhecendo a tecnologia e suas aplicações comerciais

Palestrante: Emilio Hoffmann - Brasil H2.
A Brasil H2 (Horizon Fuel Cell Brazil) está localizada na cidade de Curitiba, Paraná, eleita em 2010 como a cidade mais sustentável do mundo (Globe Award Sustainable City). A Brasil H2 é uma empresa brasileira, sediada na cidade de Curitiba, e com foco no desenvolvimento e promoção de tecnologias relacionadas às células a combustível de hidrogênio, eficiência energética e sustentabilidade. Oferecemos ao mercado brasileiro os produtos mais inovadores de energias renováveis, com uma proposta lúdica para o ensino de ciências e para a conscientização ambiental, tendo como tema central as fontes renováveis de energia, incluindo as células a combustível de hidrogênio, a tecnologia que irá revolucionar o modo de usarmos eficientemente a energia em veículos, residências, indústrias e equipamentos portáteis.

17:00 18:30

Aplicações Práticas de Tecnologias Inovadoras Implementadas em Sistemas de Transmissão e Distribuição

Palestrante: Eng. Alexandre Caliari - S&C Eletric.
A S&C Electric Company é uma fornecedora global de equipamentos e serviços para sistemas de energia elétrica. Fundada em 1911, a empresa com sede em Chicago projeta e fabrica produtos de seccionamento e proteção para transmissão e distribuição de energia elétrica. Os produtos da S&C ajudam a fornecer energia elétrica de forma eficiente e confiável. Alguns são usados para seccionar circuitos, outros minimizam os danos a equipamentos em casos de falha ou reduzem a área de uma interrupção de serviço ao redirecionarem automaticamente o fluxo de energia. Os sofisticados produtos da S&C podem fornecer energia ininterrupta para instalações inteiras, em processos industriais cruciais.

19:00 20:30

Microgeração Distribuída: A Energia Solar para Curitiba

Palestrante: Eng. André Gomes - SETECHNE Engenharia.
Contextualizar a microgeração distribuída e correlacionar principalmente a energia solar para geração fotovoltaica em Curitiba-PR. Destacando-se na palestra os seguintes tópicos: apresentação, visão geral, definição, redes elétricas inteligentes, energia renovável, sustentabilidade, radiação solar, Case no Estado do Paraná.

Quarta-feira (20/05)

10:30 12:00

Painel com Intercambistas

Palestrantes: Intercambistas dos programas Brafitec, Aware e Ciência sem Fronteiras.
Descrição em breve

17:00 18:30

Palestra Furukawa

Fundada em 1884, no Japão, e liderado pela empresa Furukawa Electric, o Grupo Furukawa atua nos principais mercados mundiais com tecnologias de última geração para soluções em fibras ópticas. Presente em áreas como telecomunicações, eletrônica, sistemas automotivos, energia, metais e serviços, a Furukawa está sempre em busca de novidades. Com a aquisição da Lucent Technology em 2001, hoje OFS A Furukawa Company, o Grupo Furukawa é um dos maiores fabricantes mundiais de fibras ópticas, inclusive detendo patentes de fibras utilizadas em redes de alta velocidade. A Furukawa Industrial S.A., no Brasil, faz parte deste grande grupo destacando-se no segmento de telecomunicações.

19:00 20:30

O Papel do Engenheiro na Aeronáutica e Formas de Ingresso

Palestrante: Capitão Leandro José de Faria Ferreira - Cindacta II.

Quinta-feira (21/05)

10:30 12:00

IPV6

Palestrante: Joelson Tadeu Vendramin - Copel.
Atualmente a questão dos endereços IP (Internet Protocol) na Internet é um fator crítico e preocupante. A versão atual do protocolo (chamada de IPv4) já atingiu o seu limite e já se esgotou em diversas partes do mundo (inclusive no Brasil). A nova geração do protocolo IP, denominada IPv6, foi concebida justamente para sanar esse problema, permitindo uma quantidade absurdamente grande de endereços. No entanto, o IPv6 não é totalmente compatível com o IPv4 e muitasquestões técnicas precisam ser abordadas para permitir uma transição suave entre eles.
Nesta palestra os principais tópicos abordados serão: as diferenças entre o IPv4 e o IPv6, os aspectos importantes do endereçamento IPv6, uma visão geral sobre as técnicas de transição (coexistência entre IPv4 e IPv6) e, finalmente, o funcionamento do DNS (Domain Name System) num cenário onde ambas as versões de protocolos estão disponíveis.

17:00 18:30

Novas Tecnologias de Armazenamento de Energia para Mobilidade

Palestrante: Patricio Rodolfo Impinnisi.
A portabilidade, o aproveitamento de fontes renováveis, os novos sistemas elétricos (smart grid), os veículos elétricos, entre outros, exigem sistemas de armazenamento de energia. Apesar da evolução destes sistemas (principalmente das baterias) eles se tornaram um gargalo tecnológico. A palestra abordará a situação atual e o futuro destas tecnologias.

19:00 20:30

Junte-se a Comunidade Curitiba Livre

Palestrante: Paulo Henrique de Lima Santana.
A Comunidade Curitiba Livre é um grupo de estudo que atua em prol do movimento de Software Livre na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Nossas atividades sempre são focadas no incentivo ao uso e desenvolvimento de Software Livre além de promovermos a liberdade do conhecimento. Nos últimos anos temos organizado diversos encontros e eventos gratuitos que tem por objetivo estimular o use e desenvolvimento de Sotware Livre por meio de palestras, painéis/mesas-redondas e oficinas/workshops. Vou comentar sobre alguns desses eventos que já passaram e divulgar aqueles que ainda estão por vir nos próximos meses. Assim, pretendemos trazer mais participantes para a Comunidade e para os nossos eventos, especialmente para ajudar na organização.

Sexta-feira (22/05)

10:30 12:00

Palestra Engenharia Elétrica e Medicina: Marca passo

Descrição em breve

16:30 18:00

Nanotecnologia - A Engenharia do Invisível

Palestrante: Marlon Vinícius Soares - iEA Soluções Educacionais.
Nesta palestra apresentarei sucintamente as motivações de meu trabalho de mestrado, que trata da construção de interfaces híbridas semicondutores e materiais ferromagnéticos. Mencionarei algumas das técnicas para poder “ver o invisível” e mostrarei as relações diretas dessas pesquisas com a área de spintrônica. Por fim, farei uma breve discussão sobre os limites éticos da nanotecnologia e sobre o papel do Brasil nesse contexto.

19:00 20:30

Uma Visão Sistêmica da Engenharia Elétrica

Palestrante: Roberto Heinrich.
Serão apresentadas as mudanças de paradigmas que estão ocorrendo e que provocarão mudanças significativas no futuro da Engenharia Elétrica e no debate poderão ser abordados o papel da educação e dos futuros engenheiros na preparação para esta nova era.

Legenda


-

Minicursos

-

Palestras

-

Visita Técnica

-

Intervalos/ Coffe Break



















Apoio

Organização

Patrocinadores